Como fazer o bebé dormir? Perguntámos a uma especialista em sono infantil (2023)

02/02/2023Jana Potuznik

Leitura de 11 minutos

O sono agitado do bebé é o problema de muitos pais. Na sua cabeça, passam com frequência perguntas como: "Como é que faço o meu filho dormir corretamente? Porque é que o nosso recém-nascido dorme apenas 45 minutos? Está a dormir o suficiente? Existe alguma forma de treinar o bebé para dormir?" Encontrar uma resposta clara parece complicado. Cada livro, blogue ou vídeo do YouTube sobre o sono oferece uma solução diferente, e isto pode ser realmente confuso para os novos pais.

Por isso decidi ir ter com uma verdadeira especialista para obter respostas. Marijke den Baas vive em Praga e é uma consultora certificada em sono, dedicada ao treino do sono das crianças.

A: Porque estamos tão preocupados com o sono dos nossos filhos?

M: O sono é muito importante para o desenvolvimento de um bebé e também para os pais, porque a falta dele torna a vida quotidiana mais difícil. Ao mesmo tempo, é um tema muito delicado e uma das primeiras coisas que os seus amigos lhe perguntam quando traz um bebé ao mundo."Como está a dormir o seu pequeno? Consegue dormir durante a noite?" Uma pergunta tão inocente pode ser muito desconfortável e frustrante para si, se tiver acabado de ficar cinco noites consecutivas acordado/a com um bebé a chorar e não a dormir.

A: O sono do bebé é realmente um problema grave para tantos pais?

M: Posso assegurar a todos os pais que têm dificuldade em adormecer os seus bebés que com certeza não estão sozinhos. Cerca de 40% dos bebés dos 4 aos 12 meses precisam de ajuda, em maior ou menor grau, para adormecer e ficar a dormir. Queria acentuar que não há vergonha em aplicar o treino do sono e que isso pode ser feito com muito amor e cuidado. A maioria dos bebés aprende a adormecer e a manter-se a dormir regularmente dentro de apenas 2 semanas. Ao encorajar o seu filho a adormecer a uma hora regular, está a dar-lhe uma grande habilidade para toda a vida. E claro: quanto melhor dormir o bebé, melhor dormirão os pais!

Escolha a melhor chupeta

(Video) Sleeping Safety: Tips For Parents Keeping Their Sleeping Baby Safe

A: Há muitíssimos conselhos e dicas para um sono tranquilo do bebé (não só) na internet. Então, como podemos saber qual é o conselho certo?

M: O conselho número um é acalmar-se desde o início, sabendo que realmente qualquer bebé ou criança pequena pode aprender a adormecer e dormir (toda a noite) regularmente. Tal como aprendem a andar ou a comer alimentos sólidos. A razão pela qual existem tantas opiniões e métodos diferentes é simples - cada bebé e as suas necessidades são diferentes. Por isso, precisa de encontrar a técnica certa que se adapte à natureza do seu filho e ao seu próprio estilo de educação.

A: Como podemos sequer saber se o meu filho está a ter dificuldades em adormecer e em ficar a dormir?

M: O que precisa de ser mencionado: qualquer situação de sono só se torna um problema quando se torna desagradável para o bebé ou para o resto da família. Se achar que tudo está como deve ser, não mude nada. Não importa o que os outros lhe digam! No entanto, se estiver na fase em que o seu bebé está a ter dificuldades em adormecer sem a sua ajuda, isto deve-se provavelmente a uma associação de sono incorreta que o bebé desenvolveu. Trata-se de um hábito ou uma situação de que o seu bebé precisa para adormecer.

Se calhar, o seu bebé adormece sempre enquanto é embalado, ou tem o sono associado à alimentação. Alguns bebés não conseguem adormecer sem se estarem deitados no peito da sua mãe ou serem embalados num carrinho de bebé. Estes são fenómenos muito comuns em bebés, o que pode acabar por criar situações stressantes para toda a família.

O que vai ajudar o bebé a adormecer

(Video) Qual a posição correta de colocar o bebê para dormir? [Posição segura do bebê dormir]

R: Quando é que um bebé é realmente capaz de perceber e aprender hábitos de sono?

M: ​Mais cedo do que se possa pensar. Cada bebé aprende naturalmente os ciclos de sono durante o seu desenvolvimento no útero. É nessa altura que os diferentes tipos de sono (profundo e leve) são formados, os quais nos acompanham ao longo das nossas vidas. O desenvolvimento destes ciclos só se completa por volta dos 3 a 4 meses de idade, quando o bebé começa a ajustar os seus padrões de sono por si próprio. E este é muitas vezes o momento em que os pais começam a notar pela primeira vez problemas de sono mais graves no seu bebé. Este fenómeno é chamado a regressão do sono. É por isso que o seu dorminhoco, anteriormente calmo, pode transformar-se num gritador noturno no prazo de uma semana. Mas é também uma boa altura para lhe ensinar os seus primeiros hábitos de sono.

A: Então o que posso começar a fazer como pai para ajudar o meu filho a dormir melhor?

M: Um dos primeiros passos é criar um ritual calmante regular que seja adaptado a si e ao seu bebé. Deve incluir atividades calmantes, como a leitura de um livro ou o canto de uma canção de embalar. Se repetir este ritual todos os dias, o seu bebé aprenderá rapidamente a reconhecer estas atividades e saberá que a hora de dormir está a aproximar-se. Tal ritual, claro, não se aplica apenas a bebés. Pode ser alterado e aplicado durante muitos anos.

A: É possível estragar o seu filho de alguma forma e criar uma dependência excessiva em relação aos pais?

M: Os novos pais não têm de se preocupar em estragar os seus filhos com demasiada atenção. Nos primeiros meses de vida, é impossível que o seu bebé se torne dependente de si de forma não saudável. Como muitos estudos demonstraram, a resposta rápida de um pai torna um bebé chorão comprovadamente mais calmo e mais feliz. Um laço de confiança é formado por um conforto imediato. Por isso, não tenha medo de estar sempre perto do seu bebé e de lhe dar tantos carinhos quanto ele precisar.

Ajuda de babysitting

A: Como fazer dormir um recém-nascido? Posso utilizar algumas ajudas para isso?

M: O treino do sono não é necessário para recém-nascidos porque os seus corpos e hábitos de sono não estão completamente desenvolvidos. É ideal começar a aprender os primeiros hábitos de sono com 12 semanas de idade.

No entanto, podemos aproveitar o facto de a maioria dos recém-nascidos ter um reflexo de sucção naturalmente forte, o que, para além das razões óbvias, tem também um efeito relaxante. Assim, as chupetas podem ser uma grande ajuda para acalmar o seu bebé. Mas lembrem-se que cada criança tem uma anatomia única e as suas próprias preferências. É por isso que é sempre uma boa ideia experimentar diferentes formas e tipos de chupetas para ver de qual delas o seu pequeno gosta mais.

A: As chupetas estão frequentemente associadas a vários medos e más experiências dos pais. Existem situações em que é melhor evitá-las?

M: Como mencionei, as chupetas têm um efeito calmante, especialmente no sono de um recém-nascido. No entanto, quando um bebé atinge cerca de 3 meses de idade, as chupetas podem tornar-se mais provavelmente um problema. Se o seu bebé perder a chupeta enquanto dorme, ele provavelmente acordará e chorará até a ter de volta. Por isso, após o 3.º mês, é melhor introduzir outras técnicas calmantes.

A: Então, quais são algumas boas ajudas calmantes a utilizar nos próximos meses?

M: Se o seu bebé tiver 6 meses de idade ou mais, um doudou pode ser o companheiro certo no berço. Trata-se de um brinquedo na forma de um coelho ou talvez um ursinho de peluche, de que o seu filho gosta realmente e que o faz sentir-se mais seguro quando dorme. A maioria dos bebés gosta de um animal de peluche ou brinquedo em particular. Portanto, permita-lhes que o levem para a cama com eles. Um cobertor de sono pode também funcionar como um brinquedo de conforto. Ao mesmo tempo, assegure-se de que o bebé não tem demasiados brinquedos no berço. Estes podem tornar-se uma distração. Atraem a atenção e evitam que a criança adormeça.

(Video) How to use the Halo Bassinest: review and giveaway

Para manter o bebé seco

A: Qual é o ambiente ideal a criar no quarto para promover o sono tranquilo do bebé?

M: Este facto não é bem conhecido, mas sabia que os bebés não gostam de dormir em silêncio absoluto? Estão tão habituados aos sons do corpo da sua mãe que preferem"paisagens sonoras" diferentes. Assim, pode"ajudar o seu bebé a dormir" durante o dia e a noite, reproduzindo um ruído branco no quarto. Isto pode ser feito com uma aplicação no seu telefone, uma máquina especial de ruído branco ou, como alternativa, sons predefinidos no seu monitor de bebé.

(Video) MÓBILE PARA BERÇO É RECOMENDADO ? FUNCIONA MESMO ?

A utilização de cortinas de blackout é outra ótima forma de prolongar o sono do bebé. A luz estimula a produção da serotonina hormonal, que acorda o corpo e ativa os músculos. A menos que queiramos que o nosso bebé acorde com os primeiros raios de sol, é uma boa ideia manter o quarto onde ele dorme o mais escuro possível até ao momento em que queremos que o bebé acorde.

Por último, mas não menos importante, pense em usar fraldas de qualidade que manterão o seu bebé confortável durante toda a noite.

Não conseguir dormir nunca é agradável (nem para o bebé, nem para os pais), e poderá sentir em algum momento que pode estar a tornar-se inevitavelmente louco/a. Felizmente, há soluções. Mesmo os dorminhocos mais exigentes podem aprender a adormecer e dormir (toda a noite!) sem os seus pais. Quer encontre bons conselhos num livro ou procure a ajuda de um treinador do sono, treinar o seu filho para dormir é uma forma segura de restabelecer o equilíbrio na vida de todos os membros da sua família.

5 DICAS BÁSICAS PARA UM SONO TRANQUILO DO SEU BEBÉ

1. Dê ao seu filho um espaço tranquilo para dormir

Minimize as distrações no quarto onde o bebé dorme, tais como um grande número de brinquedos no berço ou no chão do quarto. Assegure-se de que entra no quarto a menor quantidade de luz possível e que o seu bebé não está com demasiado calor ou frio. É também ideal que a criança adormeça no mesmo local onde acorda, ou seja, no ambiente de que se lembra pouco antes de adormecer.

2. Crie uma rotina

Os bebés, tal como os adultos, gostam de rotinas porque sabem o que esperar delas. Respeite as janelas de tempo para comida, atividades e sono. O seu bebé apanhará rapidamente o jeito deles e o seu corpo aprenderá de forma subconsciente quando for hora de ir dormir, por isso dormirá melhor. Isto também pode evitar que o seu bebé esteja demasiado cansado.

3. Seja consistente

Tal como na aprendizagem de qualquer habilidade, a chave para o sucesso é a paciência e a regularidade. Para os seus filhos e os seus hábitos de sono, isso também é verdade. Por isso, repita as técnicas escolhidas de treino do sono que funcionam bem para si e verá que o adormecer se tornará mais fácil.

4. Respeite as necessidades do seu filho

Não existem instruções universais para fazer dormir um bebé em 40 segundos. Esteja atento/a ao seu bebé, aos seus estados de espírito, níveis de energia e outras necessidades e desfrute de cada pequeno progresso de sono que consigam juntos.

5. Confie em si mesmo/a

Não se deixe influenciar pelas reações ou dúvidas dos que o/a rodeiam. Siga sempre o seu próprio instinto e julgamento, seja no treino do sono, seja noutros métodos educativos.

Leia mais

«Gym lips»: lábios volumosos, trendy no TikTok

Tem um encontro sexy? Sabemos o que precisa para que tudo corra bem

Presentes para os apaixonados: deseja surpreender-se a si mesma?

(Video) Cérebro - Comportamentos de Crianças de 3 anos

Videos

1. Interações do casal, de pais-filhos e o sono infantil
(Programa de Pós-Graduação em Psicologia)
2. Manifold Morals | Critical Role | Campaign 2, Episode 74
(Critical Role)
3. 19 WEIRD THINGS Swedish people do ( that YOU SHOULD do too ) 🇸🇪
(SagaJohanna)
4. By the Road | Exandria Unlimited | Episode 4
(Critical Role)
5. Dark Portents | Critical Role | Campaign 3, Episode 29
(Critical Role)
6. The Hour of Honor | Critical Role | Campaign 2, Episode 24
(Critical Role)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Virgilio Hermann JD

Last Updated: 03/16/2023

Views: 5365

Rating: 4 / 5 (41 voted)

Reviews: 80% of readers found this page helpful

Author information

Name: Virgilio Hermann JD

Birthday: 1997-12-21

Address: 6946 Schoen Cove, Sipesshire, MO 55944

Phone: +3763365785260

Job: Accounting Engineer

Hobby: Web surfing, Rafting, Dowsing, Stand-up comedy, Ghost hunting, Swimming, Amateur radio

Introduction: My name is Virgilio Hermann JD, I am a fine, gifted, beautiful, encouraging, kind, talented, zealous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.